segunda-feira, outubro 09, 2006

2006/2007

O novo ano - quem diz que ele começa em Janeiro, engana-se: mera formalidade civil (ou nem isso?) - está aí faz já algum tempo. É hora de voltar ao trabalho. E sem mais treta, cá vamos.

Primeiro apontamento: Quem quiser chegar de fresco, é bem-vindo.

Segundo apontamento: Guimarães é candidata (também isto uma formalidade, afirma a ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima) a Capital Europeia da Cultura em 2012. A candidatura toma contornos oficiais em Novembro, no conselho de ministros da Cultura europeus.
As duas últimas capitais europeias da cultura passam assim a ser no norte do país - de estranhar? A cidade-berço parece boa (leia-se excelente em território luso) escolha.

Terceiro apontamento: Hoje, videoteca de Braga, "Ata-me", de Pedro Almodôvar, às 21h45. (Entretanto, já estreou "Volver" em Braga - BragaParque e BragaShopping.)

Quarto apontamento: A Sala de Imprensa/ GACSUM já tem à vossa disposição Blitz, Actual, Jornal de Letras e 6ª - para falar nos cadernos culturais apenas -, assim como um pequeno arquivo de Y's e DNA's

Quinto apontamento: a sugestão do dia (são todos bem-vindos a fazê-la):












Modern Times, Bob Dylan (2006)

Porque é um dos maiores artistas do século XX. Porque deu ao pop (falamos aqui generalizadamente) valores incalculáveis de criatividade e genialidade. Porque há quem diga que sem Highway 61 Revisited (1965) não haveria Revolver (1966), The Beatles, e sem este não era a história que conhecemos. Para não me esticar, só por isto.
Outra boa escolha para ouvir e perceber Dylan: Blonde on Blonde (1966).