quinta-feira, março 23, 2006

IIIº Encontro Texto & Teatro, 24 de Março

A CTB – Companhia de teatro de Braga em parceria com o Departamento de Estudos Germanísticos da Universidade do Minho apresenta o IIIº Encontro Texto & Teatro dedicado a Thomas Bernhard.

Com a jornada intitulada Texto & Teatro, o Departamento de Estudos Germanísticos (DEG) da Universidade do Minho pretende retomar a tradição de encontros entre especialistas da literatura e do teatro com encenadores, directores de teatro e actores. Estas jornadas caracterizam-se, assim, pela sua íntima ligação à produção concreta.

Nesta terceira edição, a produção da peça Simplesmente complicado (Einfach kompliziert) de Thomas Bernhard pela CTB (direcção Rui Madeira) será uma óptima ocasião para revisitar a dramaturgia deste famoso autor austríaco. A CTB já realizou 'Antes da Reforma' (Vor dem Ruhestand), em 1999, tratando-se de outra peça de Bernhard com uma encenação igualmente dirigida por Rui Madeira e acompanhada por uma acção conjunta DEG / CTB, no âmbito das IV Jornadas da Cultura (3 de Maio de 1999).

Esta terceira edição Texto & Teatro contará com comunicações de Prof. Wolfgang Hackl (Univ. Innsbruck), Doutor Georg Jansen (Univ. Nova de Lisboa) e Prof. Orlando Grossegesse (Univ. do Minho), uma mesa redonda com participação de directores de teatro, António Augusto Barros (Escola da Noite) e Rui Madeira (CTB), e de Waldemar Sousa, actor com experiência “bernhardiana”.

A jornada terminará com duas leituras encenadas, respectivamente em alemão e em português, da peça Einfach kompliziert / Simplesmente complicado (adaptação).

Programa

Local: Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Auditório B 1
9h30 Abertura / Eröffnung
10h: Prof. Doutor Wolfgang Hackl (Universität Innsbruck): Lebenserinnerung als Komödie. Zu Thomas Bernhards Theaterstücken.
[Memórias como comédia. Sobre as peças de teatro de Thomas Bernhard]
Doutor Georg Jansen (Universidade Nova de Lisboa): Der Theatermacher am Schreibtisch. Zur Frage der Gattungen bei Thomas Bernhard.
[O fazedor de teatro sentado na mesa, escrevendo. Sobre a questão dos géneros em Thomas Bernhard]
Prof. Doutor Orlando Grossegesse (Universidade do Minho): Sobre a peça feminina na engrenagem da «máquina teatral» bernhardiana
[Über das weibliche Teil im Räderwerk der bernhardischen Theatermaschine]
Debate / Diskussion
12h30 Almoço / Mittagessen


Local: Espaço Alternativo, Companhia de Teatro de Braga

14h Sobre o teatro de Thomas Bernhard em palcos de Portugal.
Mesa redonda com participação de António Augusto Barros (Escola da Noite, Coimbra),
Rui Madeira (CTB) e do actor Waldemar Sousa.
15h30 Leitura encenada em português e alemão


Einfach kompliziert / Simplesmente complicado
(adaptado: 1º Acto // 2º Acto)
Direcção / Regie: Em português: Rui Madeira (CTB); Em alemão: Natália Nunes (UM - DEG)
Actor / Schauspieler: Em português: Waldemar Sousa; Em alemão: José da Fonseca e Silva

(Fonte: CTB)