terça-feira, dezembro 27, 2005

Blitz

A edição desta semana do Blitz traz as escolhas dos seus leitores para os melhores do ano. As diferenças não são assinaláveis em relação às da semana passada, votadas pela redacção do semanário. Assim, Arcade Fire ficam com o melhor álbum internacional e melhor concerto (Paredes de Coura) e Old Jerusalem recebe os louros nacionais.

A capa é dos Strokes, que vão estrear, segundo o Blitz, o rock em 2006. O registo chama-se "First Impressions of Earth" e sucede a "Room on Fire" (2003). A partir do tema, o jornalista Luís Guerra desenvolve um pequeno almanaque do que designa por "novo rock": White Stripes, Interpol, The Libertines, The Hives, The Datsuns, Black Rebel Motorcycle Club, Mooney Suzuki e The Vines (além dos Strokes, obviamente).

Ainda, a notícia para o disco de Nuno Prata (ex-Ornatos Violeta) designado "Todos os Dias Fossem Estes/ Outros", a ser editado pela portuense Turbina. A acompanhar está, mais uma vez, o francês Nicolas Tricot (ex-Red Wings Mosquito Stings) como músico, arranjador, produtor e técnico. Os dois fizeram há tempos o projecto Nuno, Nico.
Nos registos fonográficos já editados, o Blitz destaca "Apple Box" dos XTC (ainda no seguimento do "novo rock" - estes professores) e o tecno de John Dahlback ("Man from the Fall") e Jesse Somfay ("Between Heartbeats").

Elege "Million Dolar Baby" como melhor filme do ano - vá lá perceber-se porquê (ler sem qualquer ponta de ironia). Ainda, um leque gigante de fotos de concertos, para recordar.

À parte tudo isto, o caderno emagreceu. Parece haver uma proporcionalidade inversa com a ingestão de doces de Natal.